Teorias da criação e a realidade do mundo (trecho)
David Godman (1)
PERGUNTA: Sri Bhagavan diz frequentemente que o maya [ilusão] e a realidade são a mesma coisa. Como pode ser isso?
RESPOSTA: Sankara foi criticado por suas visões sobre o maya sem ser
compreendido. Ele disse que: (1) Brahman (o Absoluto) é real, (2) o
universo é irreal, e (3) O universo é Brahman. Ele não parou no segundo
item, porque o terceiro explica os outros dois. Significa que o universo
é real se percebido como o Ser, e irreal se percebido como à parte do
Ser. Assim maya e a realidade são uma coisa só.
PERGUNTA: Então o mundo não é realmente ilusório?
RESPOSTA: No nível do buscador espiritual você tem que dizer que o
mundo é uma ilusão. Não há outro jeito. Quando um homem se esquece que
ele é Brahman, que é real, permanente e onipresente, e se ilude pensando
que é um corpo no universo que é preenchido com corpos que são
transitórios, e trabalha sob essa ilusão, você tem que lembrá-lo que o
mundo é irreal e uma ilusão. Por quê?
Porque sua visão que se
esqueceu de seu próprio Si está vivendo no universo externo e material.
Não vai se voltar para dentro em introspecção a não ser que você o
convença que todo o universo externo material é irreal. Quando ele
perceber seu próprio Si ele saberá que não há nada mais do que seu
próprio Ser e enxergará o universo inteiro como Brahman. Não há universo
sem o Ser.
Enquanto o homem não ver o Ser que é a origem de
tudo, mas olhar apenas ao mundo externo como real e permanente, você
terá que lhe dizer que todo o universo exterior é uma ilusão. Não há
nada que se possa fazer a respeito.
Pegue um papel. Nós vemos
apenas as palavras, ninguém nota o papel em que as palavras estão
escritas. O papel está lá com ou sem as palavras escritas. Para aqueles
que olham para as palavras como reais, você tem que dizer que são
irreais, uma ilusão, uma vez que elas existem sobre o papel. O sábio
olham o papel e as palavras como apenas um. Assim também é com o Brahman
e o universo.
PERGUNTA: Então o mundo é real quando experimentado como o Ser e irreal quando é visto como nomes e formas separadas?
RESPOSTA: Assim como o fogo é obscurecido pela fumaça, a luz brilhante
da consciência é obscurecida por uma coleção de nomes e formas, o mundo.
Quando, atra’ves da graça divina compassiva, a mente se torna clara, a
natureza do mundo será conhecida não como as formas ilusórias mas apenas
como realidade.
Apenas aqueles cujas mentes estão livres do
poder maligno de maya, tendo desistido de todo conhecimento mundano e
sem apego a ele, e tendo assim alcançado o conhecimento da realidade
suprema do brilhante ser, podem corretamente saber o significado da
sentença “O mundo é real”. Se a perspectiva de uma pessoa foi
transformada pela natureza do conhecimento real, o mundo dos cinco
elementos começando com o éter [akasha] será real, será a realidade
suprema, que é a natureza do conhecimento.
O estado original
deste mundo vazio, que é desconcertante e repleto de nomes e formas, é
felicidade, que é uma, assim como a gema de ovo de um pavão
multicolorido é apenas um. Conheça essa verdade permanecendo no estado
do Ser.
(1) O autor transcreve pensamentos de Ramana Maharshi (trecho postado por Adilson Yamashita na página "Uniconsportal" do Facebook).
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